top of page
Foto do escritorJose M Escobar

Pensando em estudar ?

Atualizado: 1 de nov. de 2019

Existem cada dia mais cursos de curta duração vinculados a educação superior, criando um novo mercado do CONSUMISMO EDUCACIONAL, embora, uma oferta maior seja aparentemente uma boa oportunidade, também gera mais confusão entre os estudantes.


O mesmo sentimento de um comprador diante de uma enorme prateleira que oferta produtos similares em um supermercado, com centenas de produtos e marcas, Isto está mudando o cenário educacional: quanto mais oferta, maior liberdade, mas, ao mesmo tempo, mais incertezas e possibilidades de fracasso. Tenha em conta que uma falha no ensino, tem efeitos que não atingem unicamente ao estudante, também atinge à sociedade de acordo com seu alcance.

Cada proposta acadêmica que se estima para ser cursada, exige um investimento financeiro, de tempo e do emocional, que demanda que os futuros alunos considerem estas analises ao escolher um programa educacional, para que suas expectativas, esforços e investimentos, sejam traduzidos em crescimento pessoal e profissional e, o retorno possa ser planejado e estruturado.

Embora, o aumento da oferta não é prejudicial, posto que a variedade de opções sempre será positiva, a amplitude de ofertas, gera confusão em relação aos modelos, conteúdos e ao suporte ofertado para os alunos, tudo isto no meio de uma guerra comercial à que os médios de marketing digital atuais nos expõem. A coerência na seleção destes aspectos, cria a consolidação dos fundamentos disciplinares e nucleares da área, o que faz uma grande diferença na qualidade de um modelo educacional e na capacidade que um profissional demonstrará no exercício de suas habilidades.

A qualificação de um programa acadêmico, parte de seu planejamento, da qualidade da educação oferecida, que não necessariamente está vinculada a uma marca ou instituição, e sim a uma filosofia acadêmica, relacionada à realidade da área de estudo, o que envolve a formação em educação e experiência de seus professores, os processos de seleção e as auditorias educacionais; e, finalmente, para medir o sucesso de seu “produto", as habilidades e competências desenvolvidas em seus alunos".

Resumindo, se você está pensando em fazer um curso de graduação, de extensão ou de pós-graduação lhe aconselho:

Verifique além da titulação e o conteúdo:

1. O perfil que o egresso do curso obterá (em que aspectos práticos e reais vc poderá aplicar esse conhecimento no exercício profissional),

2. não idealize um curso pela capa, palavras de moda e/ou nomes comerciais de profissionais, estas são estratégias de marketing (pergunte-se o porquê, o para que e como esse curso seria útil em seu currículo, adicionalmente que retribuição financeira e profissional lhe trazer e em quanto tempo retornará seus investimentos).

3. Qual é a filosofia acadêmica e laboral que o curso oferta (os valores e princípios básicos, não devem ir em contra mão dos seus próprios, nem dos de sua profissão, do contrário entrará em conflito.

4. Qual é a metodologia e a filosofia da instituição e dos professores (se a instituição alinha estes itens com os de seus professores e à sua vez, se estes são coerentes com a proposta, estes serão indicadores de uma real preocupação e interesse da instituição educacional por ensinar).

5. Quais são as estratégias que o docente propõe e em que se fundamentou para selecioná-las, (se o professor não tem claro qual é seu método de ensino e por que o selecionou, provavelmente não é um professor e sim, um profissional que foi contratado como se fosse um professor).

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


Bình luận đã bị tắt.
bottom of page